Vantagens de declarar IRPF com certificado digital

Todo ano, entre março e abril, grande parte dos brasileiros precisam se preocupar com a Declaração de Imposto de Renda, que é obrigatória para brasileiros que ganham até R $22.847,76, ou empresas e pessoas jurídicas com alto faturamento. Esse processo, que é feito on-line, pode ser facilitado com a presença de um certificado digital.

É possível preencher todos os dados de declaração manualmente, enviando-os pelo aplicativo IRPF, mas existem formas de facilitar esse processo. O certificado digital, ferramenta que funciona como um documento de identidade digital para empresas e pessoas físicas, pode ser usado para armazenar dados de declarações anteriores, facilitando a emissão.

Neste artigo, vamos contar quais são as vantagens de declarar Imposto de Renda com certificado digital, tanto para pessoas físicas, quanto para pessoas jurídicas. Também vamos explicar quais são os tipos de certificados usados nessa operação e como você pode fazer para emiti-los na sua região. Confira!

Usando o certificado digital na Declaração de Imposto de Renda

Para usar um certificado digital na Declaração de Imposto de Renda, você vai precisar dos documentos mais comuns desta categoria: o e-CPF (para pessoas físicas) ou e-CNPJ (para pessoas jurídicas). São os modelos mais comuns de documentação digital no mercado, diferente dos certificados para ocupações específicas, como o e-Jurídico e o e-Saúde.

Esses certificados podem ser obtidos seguindo o procedimento comum, ou seja, por meio de uma Autoridade Certificadora (AC) regularizada, que segue os padrões da ICP-Brasil, e que trabalha com Autoridades de Registro (AR), que cuidam da emissão do documento.

Qualquer pessoa pode requisitar os serviços dessas empresas, que vendem e renovam certificados digitais.

O e-CPF e e-CNPJ podem ser usados em diversas ocasiões, tanto em serviços da Receita Federal, como em outras práticas do dia a dia.

Na Declaração de Imposto de Renda, o certificado pode ser usado para facilitar o preenchimento de dados pessoais, já que ele armazena os dados que você usou anteriormente, para preencher outros documentos.

Também dá para usar o certificado para obter os dados da declaração anterior, automaticamente. É um facilitador muito importante para qualquer pessoa física, ou empresa.

O uso do certificado na declaração ainda não é obrigatório, mas pode ser feito por qualquer pessoa que já use esse recurso.

Qual tipo de certificado pode ser usado?

Como explicamos acima, os modelos utilizados na Declaração de Imposto de Renda são os certificados e-CPF e e-CNPJ. Ambos podem ser usados de duas formas, A1 A3.

Os certificados digitais A1 são armazenados em um computador, ou na nuvem. Os de modelo A3 são mídias físicas, ou seja, estão atrelados a um token ou smart card.

Assim, o usuário tem o direito de escolher qual formato é mais cômodo para o uso no dia a dia. Autoridades Certificadoras como a Dias Digital vende ambos os modelos de certificado digital.

O certificado digital A1 tem duração de apenas um ano. O modelo A3 pode ter validade de até 3 anos, dependendo do modelo adquirido.

Como usar o certificado digital para preencher a declaração?

Para usar o certificado digital no preenchimento da declaração, basta acessar o portal e-CAC, da Receita Federal, que é o Centro Virtual de Atendimento da instituição.

Por lá, você consegue obter todos os dados da sua declaração anterior, armazenando-os no seu certificado digital.

No portal, basta solicitar a cópia da declaração do ano anterior, que será emitida como um extrato, permitindo que o seu certificado digital registre essas informações.

Depois, é só preencher a Declaração de Imposto de Renda direto no site, ou usar o certificado no programa IRPF, criado pela Receita.

Veja o passo a passo do procedimento:

  1. Acesse o portal da e-CAC, da Receita Federal;
  2. Clique em “Declaração de Demonstrativos” e em “DIRPF – Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física”, em seguida;
  3. Entre na sessão “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”. Depois, na aba de “Declaração”, é só clicar em “Baixar Declaração Pré-preenchida”;
  4. Por fim, selecione o ano. Depois, é só importar a declaração do ano anterior.

Quais as vantagens de usar o certificado na declaração?

A possibilidade de usar um certificado digital na emissão da Declaração de Imposto de Renda é extremamente vantajosa. É um documento seguro e autenticado, juridicamente, que permite que você acesse as informações da declaração anterior, de forma automática.

Informações importantes (compra e venda de imóveis, previdência privada, gastos em saúde, bens, etc.), são armazenadas no certificado digital, com base no ano anterior.

Com a declaração anterior em mãos, você pode preencher a atual mais facilmente, usando todos os dados que são semelhantes ou iguais.

Além disso, há também a vantagem de preencher o documento diretamente no site da Receita Federal, sem a necessidade de baixar um novo programa ou aplicativo.

Também é um procedimento que reduz a chance de erros, já que você faz menos digitações manuais e preenche mais informações de forma automatizada. Além disso, mesmo que erros sejam de fato identificados, tudo pode ser revisado e alterado em tempo real.

Apesar de não ser algo obrigatório, é um facilitador importante em um mundo cada vez mais digital, em que temos cada vez menos tempo para realizar as atividades diárias.

Conta também o fato de que a emissão de certificados digitais é um procedimento simples, com grande custo benefício, já que facilita outras operações comerciais.

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