Certificados Digitais: e-CNPJ ou NF-e

e-CNPJ vs NF-e: principais diferenças entre esses Certificados Digitais

Tendo em vista que e-CNPJ e NF-e são Certificados Digitais emitidos para pessoas jurídicas, talvez seja confuso diferenciar o uso de ambos. Por isso, neste texto falaremos sobre as principais diferenças entre esses dois Certificados.

Nesse conteúdo falaremos:

  1. O que é e-CNPJ?
  2. O que é NF-e?
  3. Quais as diferenças entre esses dois Certificados Digitais ICP-Brasil para pessoas jurídicas?

O que é e-CNPJ?

O e-CNPJ é o Certificado Digital ICP-Brasil para que pessoas jurídicas possam se identificar digitalmente. Ele é como se fosse o próprio documento do representante legal da empresa no meio eletrônico.

É um Certificado Digital do tipo A e qualquer documento assinado digitalmente com esse tipo de Certificado tem sua integridade confirmada.

O que é NF-e?

O NF-e é o Certificado Digital ICP-Brasil, também para pessoas jurídicas,  que são utilizados para assinar documentos fiscais digitalmente.

Igual ao e-CNPJ, também é um Certificado do tipo A e garante a integridade de qualquer documento que receba sua assinatura.

Quais as diferenças entre esses dois Certificados Digitais ICP-Brasil para pessoas jurídicas?

O e-CNPJ tem diversos usos importantes para uma empresa, o principal deles é assinar qualquer tipo de documento digital com validade jurídica – a exemplo disso é possível assinar documentos de aquisição dos imóveis ou aluguel em nome da empresa, novos contratos com clientes e fornecedores ou até novas contratações em qualquer setor da companhia.

O Certificado Digital para pessoas jurídicas também permite que o representante legal da empresa realize sua autenticação para com a Receita Federal do Brasil e órgãos do governo.

O envio de documentos e dados previdenciários e trabalhistas aos órgãos responsáveis também pode ser feito com o Certificado Digital ICP-Brasil e-CNPJ, além do pagamento de tributos e a realização de transações bancárias.

E, em sua principal semelhança com o NF-e, também serve para assinar notas fiscais eletrônicas.

O e-CNPJ é de extrema importância para qualquer empresa e o dono ou responsável legal deve sempre mantê-lo em mãos, pois esse Certificado tem usos em processos muito importantes da empresa.

Falando agora do NF-e, sua principal função é emitir e assinar notas fiscais eletrônicas de vários tipos (Nota Fiscal Eletrônica, Nota Fiscal Avulsa Eletrônica, Nota Fiscal de Serviço Eletrônica etc.) e conhecimentos de transporte. Essas são funções que o e-CNPJ também pode fazer.

A principal diferença é que o titular do NF-e não precisa ser o representante legal da empresa na Receita Federal. Possibilitando, assim, que o empresário nomeie um ou mais responsáveis pela emissão das notas fiscais sem compartilhar seu e-CNPJ.

Agora que as diferenças entre os Certificados Digitais ICP-Brasil para pessoas jurídicas ficaram claras, que tal emitir os Certificados da sua empresa com o Grupo da Dias Digital? Acesse nosso site: diasdigital.com.br 

Emita seu Certificado Digital com o apoio da Dias Digital

Temos um vasto portfólio de produtos e serviços, atendemos empreendedores e empresas de todos os segmentos e portes por meio da tecnologia da Certificação Digital. Converse agora mesmo com nossos especialistas via WhatsApp.

Posts relacionados
Certificado digital para instituição de ensino: como e por que implantar?
Você sabia que é possível utilizar certificado digital para instituição de ensino? Essa...
Saiba mais
Certificado digital: principais cuidados que você deve ter
A assinatura eletrônica confirma a autenticidade de documentos e declarações e é obrigatória...
Saiba mais

Emita seu Certificado Digital com o apoio da Dias Digital

Com vasto portfólio de produtos e serviços, atendemos empreendedores e empresas de todos os segmentos e portes por meio da tecnologia da Certificação Digital.

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Podemos te ajudar? Clique no botão "Abrir chat" para iniciar uma conversa via WhatsApp.