Como obter um certificado digital

Muitas pessoas ficam em dúvida do procedimento necessário para obter um certificado digital. Por esse motivo, escrevemos este guia rápido com o passo a passo para quem está fazendo seu primeiro certificado digital.

Escolha do tipo de certificado

A primeira etapa é a escolha do tipo de certificado. Você precisa saber se vai adquirir um certificado para pessoa física (e-CPF) ou se o certificado é para pessoa jurídica (e-CNPJ). Também é necessário saber se ele precisa ser do tipo A1 ou A3, assim como o tipo de armazenamento (Token ou Cartão)

Agendamento

Neste momento você deve agendar a validação do seu certificado digital. Essa etapa é obrigatória e antecede a emissão do seu certificado digital. Ao final da compra, você poderá agendar a validação presencial, por videoconferência (apresentando CNH) ou validação a domicílio (consulte-nos para valores).

Validação

A validação só pode ser feita pelo titular do certificado digital, e é o momento onde é feita a confirmação da identidade do mesmo, garantindo que a pessoa realmente é quem afirma ser. No caso de pessoa jurídica, também é confirmado se o titular tem poderes para representação da empresa.

A validação pode ser feita das seguintes maneiras:

Presencial

O titular deve comparecer no local escolhido, na data e horário agendados, munido da documentação solicitada.

Videoconferência

Será solicitado o envio prévio da documentação. O titular deverá acessar o link informado da videoconferência na data e horário agendados.

A Domicílio

Deverá ser solicitado orçamento para a validação no endereço do titular. Assim que agendado, deverá ser enviada previamente a documentação para confirmação. No dia e horário agendados, um Agente de Registro irá até o endereço combinado, onde será feita a validação. É necessário que durante a validação o titular esteja munido da documentação solicitada.

Emissão do certificado

Durante o atendimento da validação, o Agente de Registro irá informar sobre a emissão do certificado. Para alguns tipos de certificados, o titular irá receber por email as instruções de emissão após a validação.

Pronto. Após a etapa de emissão, o certificado já estará pronto para uso. Esperamos que este guia tenha  lhe ajudado a entender o passo a passo para adquirir um Certificado Digital.

Emita seu Certificado Digital com o apoio da Dias Digital

Temos um vasto portfólio de produtos e serviços, atendemos empreendedores e empresas de todos os segmentos e portes por meio da tecnologia da Certificação Digital. Converse agora mesmo com nossos especialistas via WhatsApp.

Posts relacionados
Vantagens de declarar IRPF com certificado digital
Todo ano, entre março e abril, grande parte dos brasileiros precisam se preocupar...
Saiba mais
5 vantagens do certificado digital para profissionais liberais
O profissional liberal autônomo conhece de perto as alegrias e as dores da...
Saiba mais

Emita seu Certificado Digital com o apoio da Dias Digital

Com vasto portfólio de produtos e serviços, atendemos empreendedores e empresas de todos os segmentos e portes por meio da tecnologia da Certificação Digital.